[GTER] Switch "caseiro"

Carlos André candrecn at hotmail.com
Tue Aug 7 08:20:33 -03 2012

Pega umas caixas de sapato e cola uma foto de uma switch em cada :P

Agora sem zuar, cara, ESQUECE essa ideia.
Do que vai adiantar você ter 1000 micros "dando sopa" com 500 portas de rede, se vai precisar dessas 500 portas para interligar uns aos outros? Vai ligar uns aos outros via serial e usar a interface de rede para navegar a 0,115Mb ? Se sim, além de ficar ainda sim vai precisar de $$$ para comprar os cabos seriais...
Mesmo que você tenha 500 micros com placas off-board, e para não gastar $$$ você tire as placas dos outros 400, para colocar nos 100 restantes, na melhor das hipóteses você irá ligar 4 placas em cada micro, ou seja, terá uma "switch" de 4 portas e que consome 100W.... cara, só o consumo de energia POR MÊS e POR MICRO vai ser maior que adquirir uma encore descartável de 8 portas, que em um registro de preços deve está custando uns R$30,00.

Outra "possibilidade" ainda seria adquirir placas de rede 10/100 com 4 Ethernets, mas elas custam $$$ mais que uma switch encore descartável de 8 portas... então já era.
Seria "vantajoso" apenas alguma solução desse tipo, em um caso excepcional do tipo "quero uma switch "core", mas não tenho nem R$10.000"...
Ai você pegaria um micro "marromeno" que você tenha por aí, e umas 4 placas dessas 4x 10/100 (que ainda teria comprar, mas por menos de R$1.000 :P), ai você teria um "core" PC com 16 portas fazendo roteamento, trunk, etc :P

E outra, governo não tem dinheiro? Conversa mole, mesmo que onde você trabalha não seja um órgão arrecadador, tem sim como conseguir alguma grana, talvez seja problema de competencia do financeiro, não sei, mas que tem como conseguir $$$ tem sim cara, tem MESMO. Aí falta papel higiênico? falta café? se segurança é terceirizada, o contrato foi cancelado? SIM? Então a coisa está mesmo braba.... Não? Então tem dinheiro :P Só não estão é querendo liberar para você ou você não convenceu a pessoa certa.

Além de tudo, faça o possivel para realizar compras em Registro de Preços, é menos burocratico que você(s) fazerem uma licitação do zero.

O que você deve fazer mesmo é esquecer essas ideias mirabolantes, se documentar informando dos problemas ao(s) seu(s) superior(es) mostrando como a situação está crítica (faz um e-mail e um oficio protocolado, e de tempos e tempos envie tudo novamente) e tome um maracujá, se papocar o ponto de rede do "presidente", "superintendente", "secretário", ou seja lá qual foi a autoridade-mor do seu órgão/empresa, a coisa começa a andar... vão atrás de um responsavel e quando (se) chegarem até você, mostre o seu documento de 1 ou 2 anos atrás informando a situação, e de uma hora para outra deverá aparecer esse dinheiro... :P