[GTER] Configuracao de transito de novo AS

Francisco Neto fjbvneto at gmail.com
Sat Aug 4 11:05:43 -03 2012

Exatamente,

Para o roteamento (na prática, o que vai afetar seu tráfego tanto de
entrada quanto de saída), sera a configuração do(s) seu(s) roteador(es) de
borda com seus peers bgp de interconexão (sejam eles para transito ip ou
peering), ou seja, o que você anunciar e como voce tratar o que seus peers
te enviam (falando de tabela de roteamento, e dependendo também do que
enviam) é que vai influenciar na prática o seu roteamento e seu fluxo de
tráfego.

IRR e similares, eu encaro (particularmente falando) como boa prática
informativa (mais relacionado a documentação que efetividade de roteamento).

Prazo/tempo é algo bastante relativo. Eu já levei minutos para ativar
sessões bgp´s com operadores menores, já levei dias para alinhar
configuração e deixar tudo ok com operadores como a Embratel (rssr fui
pedir tabelas diferentes em peers diferentes para otimizar minha
configuração e acabou demorando um pouco para eles 'personalizarem' a
estrutura de route servers), nos PTT´s para mim, fora a questão do prazo de
praxe foi rápido e ágil e estou ha mais de 2 meses (E até agora
ABSOLUTAMENTE NADA ALEM DO ENLACE OPTICO FÍSICO e uma rota padrão estática
para 'testes de desempenho') estou 'batalhando' para ativar com a OI um
mísero circuito de 100mbps (e inclusive parcialmente arrependido), logo
amigo é prazo é algo bem relativo. Particularmente e tecnicamente não vejo
motivo para ser algo demorado (isto falando de dias), se for pensar em
meses então é algo  que beira o absurdo.

Relacionado a RPSL (voltando a falar sobre IRR), tem boa literatura no site
da Merit (mantenedora da RaDB) e também no Ripe. Aqui no .br temos uma base
livre (TC, antiga SCW) de uso livre e gratuito.

SDS,