[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Aug 3 15:48:41 -03 2012

On 03-08-2012 15:13, Danton Nunes wrote:

> mas aqui para o usuário obter a assinatura vai ter que pedir para o
> detentor do X.X.X.X.in-addr.arpa, que também tem a contra-chave. Não
>  acaba dando no mesmo, operacionalmente, que pedir para colocar um
> registro na zona do X.X.X.X.in-addr.arpa?

Enquanto você só precisar incluir mais RRs no nó onde vai o RR PTR, não
causa problemas operacionais relacionados à BCP-20.

Dentro da BCP-20, você tem o controle de um nó que é alvo de um CNAME, e
portanto recebe as queries para QUALQUER tipo de RR.  Pode colocar mais
PTRs, e pode colocar TXTs, etc.  Se esse uso é permitido na zona
reversa, é um detalhe à parte (não verifiquei).

Que eu saiba, o maior problema relacionado a quem usa BCP-20 é quando é
necessário colocar mais CNAMEs (upstream provavelmente vai recusar).

Pior ainda é se você não tem nem SOA, nem BCP-20.

Para saber se o caso de não ter nem BCP-20 e nem SOA é importante ou
não, só perguntando para quem tem link empresarial com operadora de
banda larga (que eu acho que seria o caso mais provável dessa situação
acontecer).  Se elas implementam o BCP-20, tudo bem.  Se não
implementam, mas trocam o PTR do reverso do IP estático alocado pro
cliente via envio de pedido num formulário/0800, vai ser praticamente
impossível conseguir adicionar um TXT que seja.

Eu voto para o caso "nem BCP-20 nem SOA" ser "objeto de estudo futuro" :-)

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.