[GTER] CGNAT - legal ou ilegal ?

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Fri Aug 3 16:00:12 -03 2012

On 03-08-2012 14:54, Rubens Kuhl wrote:
> Mas apesar de não serem necessários, os dados de IP destino e porta
> destino são logados em quase todas as implementações que já vi. Quer
> por guardar um full-state da translação (IP origem, porta origem, IP
> destino, porta destino), quer por usar flows para esse registro... o
> art. 12 vai se chocar frontalmente com essas implementações.

Você está afirmando que:

(1) É viável fazer o log de cada conexão, com IP de origem, porta de
origem, IP de destino, porta de destino e timestamp, no provedor de
acesso/conexão.

(2) Tem gente que já faz assim em produção.

É isso?

Essa é uma informação bastante interessante, mas é diferente da que
tenho de conversas com operadoras brasileiras e fabricantes de
equipamentos. Essas conversas me levaram a crer que é inviável, quase
impossível, para um provedor de acesso/conexão adotar essa solução.

Gostaria de conhecer exemplos de implementações dessa forma, até porque
é um assunto sobre o qual estamos tendo algumas reuniões de coordenação,
com a participação de stakeholders não técnicos.

[]s
Moreiras.