[GTER] Link Aggregation

Daniel Kratz dkratz at gmail.com
Sun Apr 29 08:16:45 -03 2012

Olá Paulo,

Você considerou utilizar roteamento para fazer o balanceamento em Layer3?
Parece ser mais simples do que o cenário que você descreveu.

Crie enlaces ponto-a-ponto e anuncie no seu IGP com mesmo custo. Caso use
roteamento estático, cada prefixo deve ter duas entradas na tabela de
roteamento, um next-hop para cada enlace.

Se puderes evitar bridge intermediaria melhor. Dependendo da configuração
dos elementos você pode se deparar com falhas silenciosas e vai precisar um
protocolo de keepalive para testar o funcionamento do enlace... a coisa
pode complicar... principalmente se o teste tiver que ser feito em Layer2.

[]'s
Kratz

Em 28 de abril de 2012 13:04, Paulo Raick <paulo.raick at gmail.com> escreveu:

> Pessoal,
>
> Tenho o seguinte cenário:
>
> Roteador  ---> Enlace de Rádio ---> Roteador
>
> O enlace de rádio é feito em frequência licenciada. Vamos agora fazer
> uma ampliação desse enlace, instalando um novo par de ODU's + xpic. O
> protocolo de agregação do fabricante do rádio faz o balanceamento de
> tráfego em L2, baseado em MAC-ADDRESS. Como tenho roteador-roteador
> nas pontas, não haveria distribuição do tráfego entre os enlaces.
>
> Pensei, então, em configurar cada enlace (cada par de ODU's) como uma
> [...]

"Any fool can know. The point is to understand."
                                                Albert Einstein