[GTER] RES: Problema com teste de velocidade.

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Wed Apr 25 15:43:03 -03 2012

Resposta para este "problema"  by Rubens Khul

Uma leitura dos dois artigos sobre performance TCP publicados no
Internet Protocol Journal do Geoff Huston vão te dar um boa
explicação disso:

http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/ac174/ac196/about_cisco_ipj_archive_article09186a00800c8417.html
http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/ac174/ac195/about_cisco_ipj_archive_article09186a00800c83f8.html

Mas num deles há uma fórmula da banda máxima que qualquer versão de um
protocolo como TCP um dia irá alcançar:

Banda = 0.93 x MSS / ( RTT x raiz (perda) )

O MSS é o MTU menos 40, 1460 bytes ou 1460*8 bits usualmente, o RTT
mínimo medido pelo Proyecto Simón entre BR e EUA é 109 ms, e uma perda
usual é algo da casa de 1/1000, o que daria pouco mais de 3 Mbps por
conexão. Se usar o RTT médio de 250 ms dá pouco mais de 1 Mbps por
conexão.

Se usar os parâmetros do SLA que normalmente dizem latência de até 300
ms e 1% de perda, dá menos ainda.

Rubens

Gustavo Santos
Analista de Redes