[GTER] pc router

Christian Esteve Rothenberg esteve at cpqd.com.br
Tue Apr 24 15:12:59 -03 2012

Klaus e colegas,

compartilho sua visão de que o modelo de roteamento "caixa preta
única" está mudando com a modularização de componentes e a
disponibilidade de APIs que permitam uma efetiva separação dos planos
de controle e de encaminhamento autenticamente multi-vendor (ex:
OpenFlow).

Se alguem não acredita no modelo, já seja na escalabilidade,
performance o problemas de convergencia e tolherancia a falhas pela
separação dos planos, vale a pena olhar no que a Google apresentou na
semana passada no Open Networking Summit. Ainda não tem os slides
completos das duas apresentações da Google mas um ótimo resumo é o
seguinte: Hoje, 100% do tráfego de produção do backbone entre os data
centers deles é baseado numa arquitetura baseada em Quagga rodando em
servidores externos e "roteadores" OpenFlow, que na verdade são
encaminhadores "burros" com um minimo de plano de controle. Vide mais:

http://www.convergedigest.com/Bandwidth/newnetworksarticle.asp?ID=35604
http://www.networkworld.com/community/blog/google-pwns-networking-part-1

Klaus, obrigado pela menção do RouteFlow! Voce foi mais rapido que eu,
queria fazer a disseminação do projeto (Apache 2.0) para comunidade do
GTER na proxima semana assim tenhamos atualizado o site, materiais e
documentação com a nova versão do desenho.

RouteFlow (https://sites.google.com/site/routeflow/projects)
basicamente vem juntar pilhas de protocolo open-source baseados em
Linux (Quagga, XORP, Bird) rodando em servidores commodity com alto
poder computacional e mantendo o plano de dados line-rate sobre
hardware "commodity" que implemente o padrão OpenFlow.
Nos estamos colaborando atualmente com a Google, NTT, e uma serie de
universidades parceiras (Unicamp, Indiana University, Ufscar, Unirio)
no aprimoramento da solução para tornar ela uma realidade.

Seguem alguns artigos publicados pelo grupo:

"RouteFlow: Roteamento Commodity Sobre Redes Programáveis"
http://dl.dropbox.com/u/15183439/Papers/RouteFlow-RB-RESD-v4_n1_a05.pdf

"Uma plataforma de roteamento como serviço baseada em redes definidas
por software"
http://dl.dropbox.com/u/15183439/Papers/WGRS12-Uma%20plataforma%20de%20roteamento%20como%20servico%20baseada%20em%20redes%20definidas%20por%20software-120501.pdf

"Revisiting IP Routing Control Platforms with OpenFlow-based
Software-Defined Networks"
http://dl.dropbox.com/u/15183439/Papers/WPEIF12%20-%20Revisiting%20IP%20Routing%20Control%20Platforms%20with%20OpenFlow%20based%20SDN%20-%20120501.pdf

 "OpenFlow e redes definidas por software: um novo paradigma de
controle e inovação em redes de pacotes".
http://www.cpqd.com.br/cadernosdetecnologia/Vol7_N1_jul2010_jun2011/pdf/artigo6.pdf

E a seguir mais informações sobre a demo que fizemos na semana passada no ONS:
https://sites.google.com/site/routeflow/updates/happyoneyearoftheopen-sourcerouteflowproject

Klaus, seu comentario é muito válido: "O certo seria modelar o plano
de dados no routing engine consolidado".
Isso é precisamente no que estamos trabalhando na linha de aBGP
(aggregated BGP). Mais detalhes no artigo acima:
[...]

Neste 2012 gostaríamos de ver casos piloto da tecnologia RouteFlow em
provedores e redes corporativas no Brasil.
Um ponto positivo é que o software está disponivel e uma adoção da
tecnologia pode ser tão "simples" quanto a substituição (ou expansão
da rede) de só um roteador legado por um roteador RouteFlow, não é
preciso pensar numa migração da rede como um todo.

Desde já ficamos a disposição para mais discussões, requisitos, e um
desenvolvimento comunitário que possa mudar a realidade atual do setor
em certos ambientes de rede.

Abraços,
Christian

--
Christian Esteve Rothenberg, Ph.D.
Converged Networks Business Unit (DRC) / CPqD
esteve at cpqd.com.br
www.cpqd.com.br