[GTER] Material do Curso de BGP Design - Nova versão 1.1 para download

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Mon Apr 23 21:01:24 -03 2012

Em primeiro lugar agradeço à todos que se envolveram na realização desse
projeto, especialmente aos alunos que acreditaram e vieram de perto e de
longe para participar. Com essa primeira turma teremos uma dívida eterna,
pois foram eles os pricipais responsáveis pelos ajustes finais em todas as
áreas do curso. Até o dia 17, tudo que eu tinha era um resumo de todas as
experiências que tive em 2 anos participando do projeto da ANID. Exportamos
para PDF e chamamos de "curso". Antes da chegada de todos a coisa mais
valiosa que havia era a nossa vontade de compartilhar todo que aprendemos
com todos, e tudo se tornaram um "curso" apenas ao final de 4 dias de
esforços em conjunto. Tivemos finalmente noção das coisas que precisávamos
melhorar e ao mesmo tempo das coisas que ficaram muito boas. Tivemos uma
avaliação muito positiva, confesso que muito além do que eu esperava para o
primeiro curso. As surpresas não param por aí, os alunos tiveram uma
evolução extraordinária nos laboratórios que por um momento pensei que
seriam um dos grandes vilões na administração do tempo do curso devido à
plataforma Cisco pouco conhecida por muitos que estiveram aqui. Isso
demonstrou o quando os pequenos e médios provedores tem evoluído nos
últimos anos, tanto no ponto de vista técnico como administrativo. A
oportunidade de aumentar o network, trocar ideias e dividir as melhores
práticas na hora do café é algo muito mais valioso do que as próprias aulas.

Deixo também minhas desculpas aos que acompanharam remotamente, por algumas
falhas que houveram na transmissão, mas principalmente por não termos
encontrado uma maneira melhor de interação com os internautas nos momentos
de laboratório, que teve uma grande parcela das horas neste curso.
Reconheço que nesse momentos o curso quase que perdia o sentido para quem
não estava presente. Posso assegurar que nossas intenções foram as melhores
possíveis, que nosso objetivo maior com esse projeto é dividir com todos as
nossas experiências. E é por isso que decidimos que o material do curso
deveria ser distribuído livremente para TODOS.

A primeira versão 1.0 apresentou pequenos erros de digitação que já foram
corrigidos na versão 1.1 que estou publicando hoje para todos. Bem como
alguns sub-capítulos foram movidos de lugar (expressões regulares mudaram
de 6.1 para 4.4 por exemplo)

No próximo curso que será em São Paulo-SP, utilizaremos a versão 1.2 que
será publicada em junho e ganhará novos sub-capítulos, um deles é o
nivelamento de conhecimentos. Meu objetivo é que esse se torne um guia que
ajude à todos.

Com relação à plataforma Cisco, tenho consciência que talvez tivéssemos o
dobro de participantes caso o foco do curso fosse Mikrotik, mas para mim,
ministrar esses curso está muito além do dinheiro, está ligado aos projetos
com os quais estou envolvido atualmente, que além da pos graduação em
gerênciamento de redes Cisco, está contribuindo com minha preparação para
obter CCIP em breve e CCIE daqui a 4~5 anos, a pessoa que mais aprende em
cada curso sou eu por estar em contato com outros profissionais. Mesmo
assim, tenho planos de adicionar mais roteadores nos laboratórios, de
maneira que o cenário 5 ao invés de 7 roteadores Cisco, tenha também um
Mikrotik, um BSD Router Project e um OpenBGPD.

Obrigado à todos pelas críticas construtivas! E estou aberto à todos as
outras.

Segue o link da versão 1.1 do material do curso com os 7 capítulos em um só
PDF

http://anid.com.br/pub/tst/cursobgp/cenarios_curso_bgp.pdf
http://anid.com.br/pub/tst/cursobgp/curso_bgp_design_apostila_full_v1.1.pdf

Abraços à todos.