[GTER] RES: Solução para acesso discado

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Fri Apr 20 14:21:33 -03 2012

Em 20 de abril de 2012 10:27, Toledo, Luis Carlos
<lscrlstld at gmail.com> escreveu:
> Mas quem vai pagar a conta da ligação?
>
> No caso de monitoramento de alarme já há jurisprudência onde o cliente foi
> ressarcido do custo dessas ligações acrescido de danos morais. A justiça já
> entendeu que o custo operacional é de quem presta o serviço de monitoria.

No caso, é o meu cliente (ou seja, o fornecedor de serviço) quem paga.

> E outra, trabalhar com equipamentos descontinuados, sem reposição e com mão
> de obra escassa. Isso que é coragem...

O problema disso tudo se chama LEGADO... O problema é convencer
determinados clientes que aquilo que ele tem, e está funcionando,
precisa ser trocado por outra coisa nova, na qual a empresa não quer
ter o custo de trocar (pois são muitos equipamentos). Logicamente,
assumir esse custo e trocar para uma base tecnologicamente mais
avançada é, na minha opinião, economia, e não custo. Porém, já foi
voto vencido a minha opinião. Estou na fase de "fazer o que o cliente
pediu" e pronto.
> Monitorar utilizando GPRS/3G é mais barato, e avanço tecnológico é
> inevitável.

Sim, ele já tem soluções assim. Os clientes novos estão sendo
instalados com essas soluções. Apenas aonde não tem jeito de convencer
o cliente a adquirir um chip 3g ou uma internet (tem equipamentos
wi-fi tbm), ou realmente a única coisa que funciona é telefone rural
(eu não acreditava que ainda existissem lugares zeronet no Brasil,
mas, acreditem, existem sim).