[GTER] Failover de túneis VPLS em Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Apr 14 19:45:31 -03 2012

> Talvez na bridge seja interessante utilizar o horizon para diminuir a
> possibilidade de loop, certo?

Se você colocar horizon, os pacotes de keep-alive do VRRP não irão de
um roteador para o outro e ambos vão se acreditar masters.
O que você precisa fazer para não ter loop é parar no L3 nos
concentradores; talvez adicionar RSTP, mas eu não gosto muito da idéia
de RSTP com topologia global como é o da norma e o do Mikrotik ter uma
interface dessas.

> Que disperdício de ips... rsrsrs.

Ok, redundância só em IPv6... ;-)

> Não seria mais fácil fazer isso no route-map do OSPF?

OSPF numa rede maior deveria ter apenas topologia, não IPs de
clientes... mas digamos que isso não fosse problema, eu não vi nenhum
parâmetro de route-map do OSPF que leve em conta o estado VRRP da
interface, existe isso ? Os scripts seriam exatamente os que iriam
alterar o route-map...

Rubens