[GTER] Failover de túneis VPLS em Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Apr 14 18:08:57 -03 2012

> Confesso que não sou muito fã de Mikrotik, principalmente para roteamento
> de borda (BGP).
> Mas tenho de concordar que para IGP (OSPF), wireless e mais recentemente
> com MPLS/VPLS ele está indo muito bem.
>
> Estamos querendo trocar a topologia de entrega de link para alguns clientes.
> A idéia é fazer isso com túneis VPLS.
> Mais precisamente dois túneis, um em cada roteador.
>
> Porém não estamos sabendo bem como fazer um esquema de failover nesse
> cenário.
> Precisaria existir um terceiro túnel (por cliente) entre os 2 roteadores?
> [...]

Mesmo o cenário Mikrotik me parece proprietário, pois a questão é
decisão nas pontas.

Na ponta onde o cliente está ligado, você vai precisar de dois túneis
para para chegar aos concentradores, algo como

/interface vpls add name=A1toA2 remote-peer=9.9.9.5
mac-address=00:00:00:00:00:a1 vpls-id=10 disabled=no
/interface vpls add name=A1toA3 remote-peer=9.9.9.4
mac-address=00:00:00:00:00:a1 vpls-id=10 disabled=no

/interface bridge add name=A
/interface bridge port add bridge=A interface=ether1
/interface bridge port add bridge=A interface=A1toA2
/interface bridge port add bridge=A interface=A1toA3

Onde A2 e A3 são os concentradores. Note que neles você precisará
terminar esse VC numa bridge interface que tem  o IP da ponta B (e o
mesmo IP nos dois concentradores).

Entre os concentradores você vai precisar de VRRP, e vai precisar
mudar a máscara. Se é uma por uma boa causa (aumento da
disponibilidade), o cliente não deve reclamar.

Além disso, você vai precisar mudar a preferência do IGP para que o
tráfego venha pela nova rota principal, com scripts nas cláusulas
on-master e on-backup do VRRP que alteram a distância no seu (IBGP ou
OSPF).

Repito: nada disso testado, apenas o que imagino ser necessário fazer.

Rubens