[GTER] pc router

Caio Zanolla Dias de Souza mindthegap at bsd.com.br
Sat Apr 14 17:04:02 -03 2012

Bom dia senhores,

Aproveitando o o topico anterior CISCO 500 e relendo os threads sobre PC
routers acabei ficando com mais duvidas que certezas!

Vamos lá. Imaginando o seguinte cenário para um "Provedor de Conteudo".
1x50MB PTT-SP, 1x 30MB operadora A, 1x 30MB operadora B.

Qual seria a melhor configuracao de hardware? Penso no seguinte...

Somente um PC rodando quagga e aceitando rotas full de todos os links com a
seguinte configuracao, Dell R410 Xeon quad core 2.4Ghz 12M,  8GB RAM, Intel
Gigabit quad port PCIe.

O que me traz duas preocupacoes. Essa maquina seguraria um DOS direcionado
ao router em um dos links de 30MB? e quanto ao link de 50MB?

Caso a maquina nao aguente, eu fico com meus 3 links comprometidos, ja que
nao vou ter cpu para rotear para os outros links que estiverem fora do DOS,
correto?

Esta possibilidade que me leva a considerar uma segunda alternativa
utilizando maquinas menores para cada link, tambem recebendo rotas full.

Neste caso, como trabalhar para distribuir as rotas entre os routers? ibgp?
e como ficaria a topologia onde há 3 gw de saida na minha rede?

Espero nao ter falado nenhuma bobagem.