[GTER] RES: CISCO 500Mbps

Francisco Neto fjbvneto at gmail.com
Sat Apr 14 12:08:39 -03 2012

Questões de custo são incontestáveis. Abundância de profissionais também.
Facilidade na utilização também.

Mas as falhas também são inegáveis.

Já tive problemas (No estabelecimento da sessão IXP com PTT-BA por
exemplo), de 'vazamento de fullrouting' de mim para eles quando testamos em
quarentena. TODA a configuração estava ok e correta, conferi VÁRIAS vezes.
Simplesmente REBOTEI após 2h de revisar tudo e ficar debugando logs... (em
equipe com o pessoal da RNP/POP PTT-BA) e ficou ok. (ROS 5.12, depois 5.14).

Também tive problemas na configuração 'para forçar' uma rota de saída entre
2 upstreams (TIWS e Embratel), onde defini Weight, LocalPref, Distance...
prependei o outro.... ... ... dando ip route print detail where
dst-address=xxx ... a rota ativa era a correta conforme configuração, mas a
efetiva (a que estava sendo usada) era a outra... inativa .. refresh...
refresh-all várias e várias vezes e nada... reboot o router as 04 da manhã
para menor impacto na operação possível e pronto, problemas resolvido... .

Enfim é ponto para análise.

Ainda vou ter MK no igp (para ibgp, ospf e no acesso (PPPOE, controle de
fila/queues... VPN´s...... ), mas já considero a hipótese de para o egp ir
para OpenBGP ou Qugga sob Linux ou FreeBSD (Ios ou Junos ainda é meta para
longo prazo), mas no curto/médio prazo pretendo fazer algumas experiências
com OpenBGP ou Quagga.

SDS,