[GTER] Quagga - otimização de rotas

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Apr 12 16:25:38 -03 2012

On 11-04-2012 19:10, Diogo Montagner wrote:
> acredito que isto nao tenha sido implementado devido a grande
> demanda de recurso computacional para faze-lo.

Uso de memória e CPU não é necessariamente problema nesta classe de
software.  E de qualquer forma, tanto no Quagga quanto no BIRD, seria
uma opção habilitar ou não a agregação, com quase nenhum impacto quando
desativada.  Duvido que no OpenBGP a situação seja diferente.

> Quando consideramos um escopo pequeno (poucas rotas), a summarizacao
> pode parecer vantajosa pois reduz o numero de rotas e economiza
> memoria. Porem, quando vamos rodar a mesma sumarizacao em uma tabela

Justamente nesse caso a agregação tem menos relevância, pois a economia
é muito pequena já que são poucas rotas a instalar/propagar.

Em tabela completa, estamos falando em economizar potencialmente mais de
250 mil posições na FIB/RIB do kernel.

> grande (e.g. Internet IPv4 ou eventualmente a IPv6), a quantidade de
> memoria necessaria para construir a arvore do algortimo para
> sumarizacao serah gigantesca e nao compensarah.

Alimentar tabela completa em roteador por software embarcado com pouca
RAM e pouca CPU é erro no projeto de roteamento da rede.  Coloque um
roteador adequado, ou use tabelas parciais com alguma forma de
balanceamento de tráfego para as rotas default.

Ou, se for a feature de agregação que vai levar o consumo de recursos do
roteador por software para além do tolerável (postulo que se for esse o
caso, já estava com performance sofrível antes), basta não habilitar a
feature para começo de história.

Que eu saiba, o BIRD não sabe agregar porque ninguém parou para
escrever uma rotina genérica de agregação de RIB para ele ainda (mas
está no "TODO", então não é porque foi esquecida). Como o uso principal
do BIRD é servidor de rotas, agregação (particularmente se for agregação
para a FIB) é pouco relevante para a equipe principal de
desenvolvimento.  Por exemplo, implementar validação de ROAs
para RPKI tem precedência no momento.

No Quagga, desconheço os motivos.  Agregar a FIB é algo meio óbvio, e o
Quagga já sabe agregar a RIB.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.