[GTER] Melhor aproveitamento de um range IP

Denilson Rocha denilson_rocha at vertentes.com.br
Wed Apr 11 12:53:31 -03 2012

Boa tarde.

Depende muito do que deseja, mas o caso que postou é muito simples.

Em uma análise assim bem superficial, você poderia simplesmente subnetar
um de seus /27 como no exemplo abaixo:

1.2.3.0/30 (4 IPs, 2 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.4/30 (4 IPs, 2 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.8/29 (8 IPs, 6 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.16/28 (16 IPs, 14 utilizáveis neste cenário)

Assim, do primeiro /27 vc usaria o primeiro /30 para a operadora, e
teria ainda as outras subnets disponíveis. De repente você não precisa
de um /27 nem para seus servidores, estou assumindo que juntamente com o
servidor1 terão outras máquinas, e juntamente com o servidor2 terão
outras máquinas também. Aí você pode dimensionar melhor. Se precisar de
poucos hosts com seus servidores, outra possibilidade seria:

1.2.3.0/30 (4 IPs, 2 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.4/30 (4 IPs, 2 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.8/29 (8 IPs, 6 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.16/28 (16 IPs, 14 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.32/27 (32 IPs, 30 utilizáveis neste cenário)
1.2.3.64/26 (64 IPs, 62 utilizáveis neste cenário)

Você poderia usar um dos dois /30 para a operadora e sobraria um para
uso futuro, e dimensionaria qual tamanho de rede pretende alcançar nas
LANs dos servidores. Dá ra você brincar muito ainda além do exemplo
acima. A vantagem dele é que você reserva a última metade inteira do
seu /25, caso as subnets menores da primeira metade lhe atendam junto
com os servidores. Mas isso é só uma das várias possibilidades que você
tem com seu /25.

Denilson