[GTER] Quagga - otimização de rotas

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Apr 10 20:00:11 -03 2012

Ola

> Tenho utilizado Quagga como roteador de borda com BGP.
>
> Porém eu noto que ele não é nada “esperto”.

Se ele fizesse sumarização quebraria a preferência de trafego por links mais especificos dos efetivos donos das redes que você esperava que fossem sumarizadas

Para diminuir sua tabela de rotas você pode por ex. eleger um dos links como principal para rotas que tenham (por ex.) AS-PATH-LENGTH maior que digamos 5 ou 6 (trafego internacional), deixando o outro link como secundário (ou ainda dividindo igualitariamente o tráfego internacional via rota default com 2 gateways). Obviamente precisaria, via filtro, "matar" essas rotas preteridas

Só isso já diminuiria sua tabela em uns 75%

[]s, !3runo Cabral
--
Cursos e Consultoria BGP
Novas turmas em http://www.mcosta.eng.br/cursos/