[GTER] Estrutura de conexão Wireless/Cabo com identificação

Josimar Sfreddo josimarbs.if at gmail.com
Tue Apr 3 22:26:38 -03 2012

Pessoal, primeiramente gostaria de dizer que o grupo é ótimo e sempre tem
algumas informações bastante importantes.
Parabéns aos participantes.

Vamos ao assunto. Estou estudando uma solução para aplicar aqui na minha
instituição de ensino que seja capaz de identificar o usuário que está
usando a rede de comunicação, que pode ser via cabo ou via wireless.
Em um estudo anterior consegui implantar um servidor pppoe usando uma lista
de usuários/senha/IP fixos e controlados via aplicação
(inclusão/exclusão/alteração de senha). Esse cenário supriu a necessidade
de identificar o usuário conectado. Inicialmente era feito um cadastro e
com intervalos de tempo, um recadastramento.
O cenário atual mudou e temos um servidor LDAP com usuários e senhas. Em
primeira, segunda.... tentativas eu tentei colocar o pppoe-server com
freeradius+ldap mas não consegui.
Existem outras soluções de controle de conexão, mas acho um pouco mais
complexa para os usuários finais e talvez não se consiga a identificação do
usuário (tipo autenticação EAP direto no AP).
Na minha visão, a utilização de conexão pppoe será o mais ideal.

Alguém possue sugestão para o cenário?

at

--
Josimar Sfreddo