[GTER] Bancos e setor financeiro nos PTTs ?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Apr 3 22:10:47 -03 2012

>  estamos trabalhando a ideia (e os contatos) para trazer alguns
> bancos "locais" para o PTTMetro aqui em Belém.  Mas checando na lista
> de participantes de outros PTTs, o único banco (do varejo) que
> encontrei foi o HSBC, em Curitiba e São Paulo. Nada de BB, Caixa,
> Santander, Bradesco ...
>
> Então por alguma razão que desconheço, esse bancos e outras
> instituições financeiras tem tido pouca participação no projeto. Vocês
> podem confirmar se essa avaliação está correta, e em caso positivo,
> qual a razão dessa pequena presença dos bancos nos PTTs ?

Há anos atrás o que gerava pouca atração era a falta de redes
"eye-balls" no PTT, coisa que hoje mudou (não graças à Oi e
Telefônica, mas a seus concorrentes como NET, CTBC e GVT).

O que eu imagino possa ser uma questão hoje é aumento da superfície da
ataque, pois cada conexão a mais significa mais um par de IPS, um par
de roteadores, às vezes mais um par de firewalls... porém, junto a
esse aumento vem um aumento de resiliência, coisa que depois da semana
Anonymous de infernizar bancos deveria estar na pauta.

> Dinheiro *não* deveria ser o problema ;)

Dinheiro é parte do problema. O excesso dele faz com que o motivador
#1 de adesão aos PTTs não seja tão forte, que é a redução de custo de
banda. Investimento é problema, pois os bancos não gostam de
imoblizado (os equipamentos que descrevi antes). O custo de um
last-mile de fibra em SP realmente não é problema para esse setor.

Rubens