[GTER] rede wireless corporativa

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Tue Apr 3 17:59:39 -03 2012

Em 3/4/2012 15:21, Danton Nunes escreveu:

> eu não entendo muito essa mania de ter wireless em ambiente de
> escritório com postos de trabalho praticamente fixos. é claro que um
> quebra galho para um visitante, alguma coisa assim, ótimo, mas basear a
> rede local das estações de trabalho em wifi geralmente não é uma boa idéia.
>
> a rede wifi deve ser SEMPRE considerada hostil, então ela tem que ser
> segregada da rede corporativa, como se estivesse na Internet. Aí para
> chegar aos serviços da rede corporativa precisa de túneis tipo IPsec,
> etc., tudo isso para não ter que passar fios ou pelo modismo do wifi?

> [...]
São casos e casos,
Há edificações antigas que o custo de passar cabeamento é alto,
principalmente por exigir necessidade de obras e as mesmas afetar a
operação da empresa.
WIFI não é mais tão insegura assim, até agora não há informações quanto
a sucesso de vinculação de clientes não autorizados em redes com
WPA/WPA2 configurado.
O unico fator que considero preocupante é quanto as aplicações em uso.
Colocar um ERP sobre uma rede wireless, onde há grande taxa de erros e
uma significativa latencia na comunicação é de fato algo a se avaliar,
com analise a médio e longo prazo, para acesso a internet convencional
não há problema algum.

Att.

--
"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador