[GTER] rede wireless corporativa

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Apr 2 16:06:57 -03 2012

     Galera, atendo alguns clientes com soluções firewall/controle de
acesso internet baseado em Linux e, vira e mexe, vejo clientes
reclamando sobre montar estruturas wireless em suas empresas. Acaba que
não vejo muitas opções senão comprar APs baratos, voltados pro mercado
residencial, e usar nas estruturas corporativas. A maioria das vezes nem
precisa-se de grande coisa, só uma rede wireless estável e de bom
alcance. Claro, respeitando limites físicos, obstruções, precisando de
vários APs dependendo do caso, etc etc. Mas acaba que, com os APs que
tem-se à disposição, geralmente voltados pra situações SOHO, o cara tem
que criar várias SSIDs, etc etc, coisas que nem sempre acabam sendo legais.

     Dito isso, e sendo eu um cara que no máximo já configurei o AP que
uso lá em casa e no meu escritório (poucos clientes, situação bem
residencial mesmo), que que anda-se fazendo em termos de wireless ?

     - sei que existem soluções wireless realmente voltadas pra uma
situação corporativa-enterprise, Cisco da vida, mas ai o preço já é
proibitivo pra quase todos. O que existiria, pra atender um mercado
corporativo, porém num meio termo entre os equipamentos SOHO e os
equipamentos enterprise-level ??

     - numa situação onde precisa-se de vários APs pra atender uma área
fisicamente maior, que pode ser usado ? Sei que WDS dispensa cabeamento
físico entre os APs, mas reduz bastante o throughput real da rede. E
numa situação onde eu posso ter cabeamento entre os APs, o que posso
usar ? Seria interessante que a SSID fosse a mesma e os APs oferecessem
real mobilidade, ou seja, o dispositivo pudesse mudar de AP sem perder a
conectividade. Pode não fazer sentido pra um notebok que, apesar de
móvel, geralmente vai ficar em cima de uma mesa. Mas quando pensa-se em
smartphones, tablets, etc etc, tais recursos fazem sim sentido.

     - e alguma coisa de gestão centralizada de APs ? Já até vi algumas
soluções de software, mas ai sempre te prendendo nos APs daquela
determinada marca. Mudar SSID, chave de criptografia, etc etc, de forma
centralizada, sem precisar entrar na conf de AP por AP ... o que anda-se
fazendo nesse sentido ?

     - portal captativo, pra atender uma rede de visitantes, já vi
BASTANTE opção legal. Alguém ai tem usado o CoovaChilli ? Achei ele
bastante interessante, gostaria de ouvir algumas opiniões a respeito, se
alguém o utilizar.

     e no mais, se alguém puder me indicar links de
fabricantes/soluções/produtos voltados à essa situação que citei,
ficarei agradecido !

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues