[GTER] Instabilidades em circuito sdh

Alberto Freire albertofreire at yahoo.com.br
Sun Oct 30 11:13:50 -02 2011

Tenho um circuito com a OI do meu ponto à capital (são 700km de fibra),
geralmente o delay ficava na média de 11ms, recentemente houve um
upgrade no circuito, após esse up o circuito começou a apresentar
instabilidades no delay, onde em alguns períodos do dia o delay sobe
para 100ms ou 200ms e passa de 1h a 4hs com esses picos, depois volta
tudo ao normal, não tem hora para acontecer.

Criei um script que gera ping's a cada 30 segundos para realizar o
monitoramento, jogo esse resultado no Zabbix em forma de gráficos, já
realizei alguns testes com os engenheiros de dados da OI, e comprovamos
que o problema não está no roteador e sim no circuito sdh, mas desde o
dia 10/10 que o pessoal tenta e não consegue resolver, geralmente eu é
que tenho que apontar onde está o problema para eles resolverem (só
assim as coisas andam na OI).
Como não tenho muita experiência com sdh estou meio perdido e tenho que
aguardar eles. Se alguém puder me passar alguma ideia de onde poderia
estar o problema seria ótimo, dai eu repasso para eles tentarem
resolver. O que não dá é ficar só ouvindo eles dizer que "agora está
tudo certo" e no outro dia o problema voltar a ocorrer.

--
Alberto Freire de Melo
Linux user #537668
msn:suportht at hotmail.com
skype: suportht
fones: (87)8838-3936 / 3873-2048 ramal 222