[GTER] [Off-Topic] Links sendo entregues via "Ethernet" - Sem roteador

Leomar Viegas Junior leomar.viegas at gmail.com
Sun Oct 23 15:57:34 -02 2011

Olá Senhores,

Então, o que fiz foi criar uma interface virual no meu firewall e assim
resolvi meu problema já que entre a interface virtual e a real o próprio
firewall já fará o roteamento, logo não preciso mesmo do Roteador.

O mais estranho foi a operadora me enviar uma proposta para usar duas
interfaces físicas do meu firewall para fazer isso, achei de certa forma  um
tanto quanto ridícula esta proposta e fiz do meu jeito e funcionando validei
com a mesma e estamos alinhados quanto a isto.

O que eu acho estranho nisso tudo é que ao invés de sermos obrigados a
utilizarmos uma rede /30 entre os roteadores, poderíamos utilizar o meu
endereçamento e utilizar a ponta da operadora como meu gateway, ao meu ver,
teríamos uma certa, mesmo que pequena, economia de roteadores, e ip's
públicos pois o tráfego em si passaria em L2 do meu lado até a operadora,
que seria meu gateway, correto?

O que isto implicaria do lado da Operadora, que faz com que este tipo de
topologia não possa ser utilizada? Será que os recursos computacionais do
lado da operadora teriam de ser maiores, sendo assim se tornaria inviável?

Sim, seria possível utilizar qualquer roteador para fazer este roteamento
simples (mas o cliente em si não quer).

A questão é se isto é realmente necessário, se isto não poderia ser de certa
forma "abolido" em alguns contratos, como no meu caso que o link chega via
fibra e aí é convertido para ethernet e espetado no meu firewall.

[]'s

Leomar.

2011/10/20 Rafael Galdino da Cunha <sup.rafaelgaldino at gmail.com>

> fiquei curioso tbm, pois um roteadorzinho barato faz o serviço

> um

> não
> engano,

Atenciosamente.

Leomar Viegas Junior.
MCP - Managing Windows XP & 2003 Server

                  .ılı..ılı.

Informação transmitida destina-se apenas à pessoa a quem foi endereçada e