[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Wed Oct 19 17:51:59 -02 2011

Em 19 de outubro de 2011 00:56, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Isso de IPv4, mas e IPv6 ?

Ainda não se sabe. Mas creio que nos futuros modelos, com mais memória, será
possível rodar IPv6 que
pelo passo de tartaruga, ainda deve levar uns 2 anos pra chegar no Brasil.
Dá tempo de ter uma versão
nova por aí que segundo eles, será lançada agora no último quadrimestre
desse ano.

> Os 288M são de memória mais lenta, que pode ser usada para buffer de
> pacotes.
> Os 27M de SRAM é que tem performance suficiente para look-up.

Mais lenta que a SRAM, mas não lenta em linhas gerais.
Pelas especificações (
http://download.micron.com/pdf/datasheets/rldram/MT49H16M36A.pdf), é uma DDR
de 533 MHz.
Existem diversas plataformas que usam memórias muito mais lentas que essa
pra tarefas até mais exigentes.
Acho que talvez dê perfeitamente pra fazer look up nela, mas de qualquer
forma, 27 M de SRAM com cada entrada
da tabela de roteamento gastando 69 bits (~ 9 bytes) ainda cabem 3.145.728
rotas.

E look-up é algo não só para roteamento como também para ACLs, e
> punt-to-CPU para ACL é pedir para cair no primeiro DDoS.

Pode-se usar a RLRAM pra ACL look-up depois do pacote em buffer e só
consultar a FIB depois de tudo.
Mas ainda acho que uma DDR 533 é suficientemente rápida pra isso.
Vamos aos testes. :-)

> Humm, não sei se bloom filter é o caminho, mas que tal olhar algumas
> das alternativas apresentadas nesta tese ?
> http://klamath.stanford.edu/~pankaj/thesis/

Bloom filter é um algoritmo consolidado e relativamente fácil de
implementar. Seria uma escolha natural.
Vou olhar essa tese com mais calma pra podermos discutir. Valeu pela dica !

> Não precisa odiar a Cisco, ou a Juniper, mas eu acredito sim que haja
> espaço para um desenvolvimento nacional nesse tema. E quem sabe com
> alguma colaboração do pessoal da Índia e ou República Tcheca.

Pra um país com a nossa carga tributária sobre tecnologia (~ 90%), ter
Cisco/Juniper/Qualquer-outra é um custo
muito alto, principalmente considerando que o suporte delas é cobrado a
parte e pelo resto da vida.

Ao passo que, quantos provedores brasileiros estariam interessados em montar
um roteador multi-gigabit por R$ 10.000 ?

Como diria um professor de faculdade: - Problemas tupiniquins exigem
soluções tupiniquins.

Abraço !