[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 19 00:56:43 -02 2011

> Não gostaria de dar dinheiro pra Juniper e Cisco eu não uso de novo nem que
> for a última fabricante de ativos de redes da face da Terra, então, estou
> iniciando o desenvolvimento de um EBGP usando uma NetFPGA de 10 Gbps e
> gostaria de companhia pra essa empreitada.
> Parto do princípio que com 288 MBytes de RAM do novo modelo, é possível
> acomodar com folga uma tabela full considerando que cada entrada terá 69
> bits (rede + máscara + next hop).

Isso de IPv4, mas e IPv6 ?

Os 288M são de memória mais lenta, que pode ser usada para buffer de pacotes.
Os 27M de SRAM é que tem performance suficiente para look-up.

E look-up é algo não só para roteamento como também para ACLs, e
punt-to-CPU para ACL é pedir para cair no primeiro DDoS.

> O objetivo é conseguir 20 Gbps em wire speed independente do tamanho do
> pacote, usando bloom filter.

Humm, não sei se bloom filter é o caminho, mas que tal olhar algumas
das alternativas apresentadas nesta tese ?
http://klamath.stanford.edu/~pankaj/thesis/

> Tem algum outro Cisco-hater que também não queira deixar essas empresas mais
> ricas ?

Não precisa odiar a Cisco, ou a Juniper, mas eu acredito sim que haja
espaço para um desenvolvimento nacional nesse tema. E quem sabe com
alguma colaboração do pessoal da Índia e ou República Tcheca.

Rubens