[GTER] Rede Metro Ethernet Suporta BGP-4

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Fri Oct 7 18:47:51 -03 2011

E continuo não entendendo.
A Oi te deu um /19 (2x/20) e um /22 sem você precisar?
Ou você tentou anunciar isso e eles se recusaram?
Ou você pediu isso e eles se recusaram?
Onde está havendo desperdício?

Cabe lembrar que a justificativa para IPs é técnica apenas, não cabe ao upstream julgar mérito, apenas seguir as regras. Isso é tarefa do LIR/RIR (nic.br), que também em geral não julga mérito.

Ele pode se recusar a subalocar IPs das alocações dele se a quantidade ultrapassar a quantidade mínima para a qual se pode pedir o IP direto ao LIR/RIR como end-user ou como ISP single-homed (sim, é possível pedir IPs sendo single-homed, sem necessidade de BGP ou de ASN, mas a quantidade mínima e justificada é bem maior). Isto não está escrito em regra nenhuma (ao menos na região da ARIN, que é a que conheço mais), mas é de bom senso que se você tem uma quantidade desse tamanho de hosts, que vá fazer seu próprio BGP e ter suas próprias alocações.

[]s
Rafael