[GTER] ENUM no Brasil

Thiago Marinello Paulino Cesar thiago.marinello at gmail.com
Wed Nov 9 15:23:01 -02 2011

Pelo que sei o NIC concorreu com uma proposta de infra-estrutura na
época das licitações para portabilidade numérica no Brasil. A ideia
(pelo que sei) era utilizar ENUM para isso. No fim quem levou a
licitação foi a Cleartech e a solução foi outra.

Há serviços como o e164.org que prove resolução mas dentro do domínio
deles, e não do oficial e164.arpa. Realmente com a portabilidade fica
complicado delegar autoridade para as operadoras. Uma saída (unica?)
seria um serviço no estilo e164.org mas oferecido por quem controla o
5.5.e164.arpa, o NIC.

Acredito que tecnicamente os problemas já tenham sido discutidos e
resolvidos, o grupo de trabalho sobre ENUM da IETF foi encerrado a
algum tempo, pelo visto no Brasil é apenas um problema legal/político.

--
 Thiago Marinello Paulino Cesar
 thiago at marinello.eng.br
 +55 19 9248 0860