[GTER] Duvidas sobre anuncios de rotas via OSPF (loopbacks)

Welisson welisson at conectcor.com.br
Wed Nov 9 09:46:38 -02 2011

> As vizinhancas ospf estao UP quando o problema estah acontecendo ?
>
> Em caso positivo, voce consegue ver a /32 na database do ospf ?
>
> Como voce estah injetando a lo0 no ospf ? Ela aparece como LSA1 (ou
> LSA3 em outra area)? Ou ela aparece como LSA5 (ou LSA7) ?
>
> O OSPF por natureza cria um caminho sem loop. Rotas estaticas e
> redistribuicoes eh que podem causar loops.
No momento em que ocorre o evento os neighboors (nbma) ficam UP's, porém
nenhuma rota é repassada, a não ser a rota de uma ap que nesse momento
de transição está ficando como DR, onde essa fica em loop, ou seja hora
é recebida corretamente e hora  não.
Em si na tabela LSA, a rota do ip da  loopback, é mostrada  como Stub na
database do mikrotik. porém ela fica oscilando hora está na tabela e
hora não está.
No entanto na tabela de rotas, ela fica oscilando entre a interface
correta e a do gw, só que no gw qdo oscila para ele, não aparece mais a
rota.
Porém o que pude perceber de tudo isso, é que só ocorre quando essa AP,
se elege DR e o pppoe fica como BDR, pelo fato do RID ser maior do que o
pppoe. porém para contornar essa situação ja tentei fazer as devidas
alterações no priority da interface ospf, e mesmo assim parece que não
surtir efeito.
Agora vou tentar deixar elas todas  com priority 0, para não se elegerem
DR/BDR, para ver se resolve esse problema, o mais estranho de tudo isso
é que quando seto no roteador antes a priority maior, a rede nbma não
converte para ele como DR, agora não sei se é bug do MK.
Sobre a lo0 coloco a rede sim no network, porém a mesma fica como status
de passive.