[GTER] RES: RES: Malha de fibra no RJ.

Toledo, Luis Carlos lscrlstld at gmail.com
Fri Mar 25 23:17:31 -03 2011

É uma discussão longa Rubens.

Já senti a nova onda de preços para collocation para IDC, mas ao mesmo tempo
tenho visto muito rack vazio em pelo menos 4 IDCs em que freqüento.
Vejo na prática que alguns preços não estão gerando a sonhada ocupação, pelo
contrário.

Mas veja bem, há IDC e há IDC, é questão de conceito. Só os investimentos de
um conjunto de fornecimento contínuo de energia elétrica e de refrigeração
redundante não saem por menos de 200 mil, isso sem trafegar um mísero bit.

Agora se estamos falando um "IDC" de conceito caseiro, realmente IDC
terceirizado é caro. Melhor montar um.

Hoje não mais, mas uma época atrás mantive detalhadamente planilhado os
custos de um e de outro. A questão do custo pesa, mas há outras questões a
se levar em conta, principalmente o tamanho do cliente e qualidade da
carteira que você deseja. Enfim questões de cunho pessoal e estratégico.

Não estou aqui defendendo o uso de IDC, é só uma constatação de quem perdeu
muitas noites de sono com essa brincadeira, principalmente nos períodos de
auditoria.

Não digo dessa água não beberei... mas só quando os números fecharem.

Abs Toledo