[GTER] RES: Malha de fibra no RJ.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Mar 25 22:30:29 -03 2011

2011/3/25 Toledo, Luis Carlos <lscrlstld at gmail.com>:
> Tirando o ego, fica mais barato e fácil fazer um collocation num IDC de
> verdade.

Toledo,

Os IDCs estão cada vez mais ariscos a collocation. Todos querem vender
"Managed Services", e fazem cara feia(com preço feio) para quem não os
quer... eu vi uma análise comparativa de 2010 com preços reais de
montar um CPD de poucos m2 com todo o aparato que um datacenter também
tem (supressão de incêndio, cabeamento estruturado etc.), e o pay-back
do investimento comparando com os custos de datacenter era de 10
meses.

Num cenário desses, eu também construiria ao invés de instalar a
estrutura num IDC.

Rubens