[GTER] Enquete: Formato de Logs de Servidores Web

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Sun Mar 13 20:10:49 -03 2011

On Fri, 11 Mar 2011, Andre Gustavo de C. Albuquerque wrote:

> Com a exaustão de endereços IPv4, a adoção de alguma forma de NAT, durante
> um período de transição para IPv6, será necessária para alguns provedores de
> serviço (Banda Larga Fixa e Móvel, principalmente).
> Faz tempo que não trabalho diretamente com servidores web, mas sei que,
> tempos atrás, o padrão do apache, por exemplo, era ter o common log format
> configurado. Este formato, se utilizado, não proverá informações suficientes
> para identificação de usuários atrás de NAT. Neste caso, algumas informações
> adicionais, como porta de origem, IP destino e porta destino, são
> [...]

entenda que NAT esconde a origem real do cliente, fora que você tem que
considerar o possível caso de duplo-NAT. o lado servidor não tem muito o
que fazer. registrou a porta, e daí? você acha que todo NAT que tem por aí
faz o log de cada conexão que realiza?

o common log format já está muito bom, obrigado.