[GTER] Blacklist | Alocação de bloco específico

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Mar 13 19:35:49 -03 2011

> Um novo cliente (/25) entrará com um serviço de mailmarketing, o que
> provavelmente poderá acarretar de todo nosso bloco de endereçamento /20
> entrar em blacklist devido ao volume de emails.

Volume e o fato deles provavelmente serem não-solicitados.

> Gostaria de me informar se é possível por meio do site Registro.br reservar
> apenas o prefixo /25 gerador dos "spams" para que caso caia em blacklist,
> apenas o prefixo /25 seja afetado não todo o bloco /20;

Você pode designar o bloco para outra instituição pela interface do
Registro.br, e deveria designar todos os IPs alocados de forma fixa
para clientes, não apenas este em particular.

A decisão de bloquear apenas a instituição emissora ou todo o
fornecedor de infra-estrutura para o spammer é de cada rede, mas o
mais comum depois de bloquear apenas o IP /32 emissor, é bloquear todo
o bloco.

> Ou se existe alguma outra forma de prevenir que todo o bloco /20 entre em
> blacklist.

Sim, não prover serviços para spammers.