[GTER] Roteador

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 1 08:45:15 -03 2011

> Pois é ... eu li uma mensagem sua falando da NetFPGA-10G e até tentei
> comprar uma, mas disseram
> que ainda não está 100% disponível faltando alguns ajustes de software. Vou
> tentar novamente lá pelo
> meio do ano.

Sim, ainda faltam ajustes no gateware da placa. Eu estou curioso para
ver se a implementação de referência já vai ter ou não IPv6,
e se o armazenamento da tabela de rotas vai se na CAM (que era muito
pequena na -1G) ou em memória comum.

> Essa máquina Core i7 estava quase sentando até que o Google salvou o Linux
> colocando no kernel
> os códigos de RPS e RFS.

Antes de RPS/RFS as placas com RSS (Receive-Side Scaling) não ajudavam
provendo a mesma distribuição de cores ?

> Um amigo que gerencia um grande PIX no Japão me disse que trocaram vários
> Ciscos por Force10 da
> série C e que as máquinas eram um espetáculo. O preço ele disse que não era
> lá essas coisas, mas
> pela performance que ela prometia era de longe a melhor escolha.

Se for apenas ponto de troca de tráfego dá para fazer em L2, e aí
Extreme e Foundry/Brocade tem boas soluções (exceto por aspectos como
o de atualização de software).

> A segunda
> era a Huawei que foi
> preterida mais por questões de rivalidade Japão x China.

A Huawei ainda não se posicionou mais diretamente no mercado de
service-providers médios ou pequenos, mas pode ser questão de tempo
até a estratégia deles englobar esse setor.

Rubens