[GTER] Fwd: Balanço do SERPRO sobre ataques

Gustavo Rodrigues Ramos gustavo at nexthop.com.br
Thu Jun 30 16:43:23 -03 2011

Olá,

2011/6/30 Provedor Bogus <provedorbogus at gmail.com>:

> O mais engraçado é todos os sysadmins do mundo saberem que é impossível
> bloquear DDoS e que
> essa é uma vulnerabilidade que sempre vai existir, e mesmo assim ninguém
> propõe nenhum tipo de
> solução nesses encontros que acontecem ao redor do mundo.

Não acho que exista uma única solução para todos os tipos de ataque de
negação de serviço (distribuidos ou não). Mas existem propostas.
Algumas automatizadas, como por exemplo o BGP Flowspec. Infelizmente,
pelo que me lembro, há "pouco interesse da comunidade" para
implementação deste protocolo e (por isso!!!) alguns fabricantes não
tem interesse em suportá-lo. Existem também iniciativas
não-automatizadas, tais como a lista mantida pelo Jared Mauch [1] ou o
projeto INOC-DBA [2], este último muito conhecido desta comunidade
pela excelente iniciativa do CEPTRO [3].

Abs,
Gustavo.

[1] http://puck.nether.net/netops/nocs.cgi
[2] https://www.pch.net/inoc-dba/console.cgi?op=show_pubdir&list=user