[GTER] Roteador para 1 Gbps

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Fri Jun 24 19:21:21 -03 2011

Marcelo,

2011/6/24 Marcelo Duarte <duarte at ufscar.br>:

> Seria possível você detalhar a metodologia utilizada para os testes,
> bem como as ferramentas utilizadas.

Usei três servidores IBM x3650 iguais, um deles com Mikrotik, na
seguinte topologia:

Ubuntu - VLAN10 - Mikrotik - VLAN20 - Ubuntu

O switch no caminho era gigabit, obviamente.

O primeiro teste foi feito direto em ethernet. No caso do Mikrotik, as
interfaces eram VLAN interfaces, pois usei apenas uma placa de rede,
pois queria testar a capacidade dela em full duplex.

Os testes foram feitos com o iperf nos Ubuntus.

O primeiro teste foi o de vazão TCP com pacotes cheios (1500 bytes),
onde cheguei praticamente em wire speed full duplex (1 Gbps / 83.000 pps
em cada sentido).

O segundo teste foi em UDP com pacotes de 12 bytes (mínimo suportado
pelo iperf) e subindo a taxa de pps aos poucos na máquina testadora, até
encontrar o limite, que foi em torno de 310.000 pps. Na verdade, esse
limite pode ter sido nas pontas Ubuntu, e não no meio. Como esse número
já foi bem satisfatório para mim, não me preocupei em investigar
detalhadamente quem acocou antes.

O segundo teste foi através de PPPoE. Removi os IPs das interfaces
ethernet/VLAN e subi PPPoE servers no Mikrotik nas VLANs. Conectei um
Ubuntu de cada lado e repeti os testes.

Minha tabela de roteamento tinha só uma rota pra cada lado. Naturalmente
onde eu começar a incrementar a coisa, a tendência é piorar um pouco a
performance. Como a minha maior preocupação era a placa de rede
complicar as coisas, estou meio tranquilo agora.

Na próxima semana vou testar o cenário completo, que é uma rede MPLS:

CE - PPPoE - PE - P - P - PE - PPPoE - CE

Os P e PEs serão 4 servidores desses x3650. Os CEs vão ser qualquer
coisa gigabit que possa gerar um bom tráfego. Postarei os resultados
assim que tiver.

Att.

--
MARLON DUTRA