[GTER] SOLUCÃO - IPTV

Igor Giangrossi igiangrossi at yahoo.com
Wed Jun 22 11:33:32 -03 2011

Flavio,

Existem duas opções para entregar vídeo sobre GPON:

- IPTV: aqui você precisa converter o seu sinal para IP, habilitar multicast na sua rede IP, e utilizar settops IP na casa dos clientes (diferentes do que você usa hoje). Também será necessário um Middleware para gerenciar menus de navegação, Conditional Access, provisionamento dos clientes, etc. A maior vantagem é a possibilidade quase infinita de interatividade que o IP trará ao seu serviço, e também a extrema facilidade em implementar outros serviços como por exemplo VoD.

Como a rede de acesso é GPON e banda não é um problema, você poderia manter o conteúdo que vem dos IRDs em MPEG2 e simplesmente converter os transport streams em fluxos IP multicast. Se quiser uma recomendação, o DCM9900 [1] da Cisco faz isso e várias outras funções (Disclaimer: trabalho na Cisco). Pelo fato de evitar a recodificação para MPEG4, você ganhará alguns segundos a menos no delay do sinal, o que é algo bastante percebido por quem tem TV Digital ou IPTV. Este esquema também tem uma interdependência com o Middleware escolhido, e terá que ser validado com o seu fornecedor.

- RF Overlay: nesta solução você usa um lambda adicional no downstream do GPON e uma ONT com um conversor eletro-óptico, entregando um cabo coaxial na casa do cliente. Desta forma você pode reutilizar toda a sua infra de cabo (settops, back-office, Conditional Access, etc) entregando aos clientes o mesmo serviço que eles teriam usando sua rede HFC. Porém, não permite a possibilidade de usar a rede de cabo para retorno (CMTS) pois é uma rede unidirecional.

Ambas opções têm prós e contras, o que vai definir a melhor é o plano de negócios que você montará com elas. Caso se interesse por alguma solução Cisco, me avise em pvt que posso indicar uma revenda especializada em vídeo.

Abs,
Igor

[1] http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/video/ps9159/ps9195/ps9230/7004373.pdf