[GTER] RES: RES: RES: Custo de troca de tráfego.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jun 17 17:13:08 -03 2011

2011/6/17 Eduardo Schoedler <eschoedler at viavale.com.br>:
> O projeto é free e tem pessoal cobrando ?
> Conecte-se direto no PIX do Registro.br e acabe com isso!
> Pague 1x a fibra e acabou.

Em qualquer PIX há custos, incluindo energia, dissipação de calor,
manuseio dos equipamentos. Nos PTTs Multi-PIX como SP e RS, alguém tem
que custear também a fibra óptica até o PIX Central. A conexão é
prevista para ser barata (eu pagava R$300 num contrato antigo, muitos
novos tem custado R$1-2 mil), mas não sem custo.

Mesmo uma fibra apagada para chegar até o PIX do Registro.br tem
custos tanto iniciais quanto recorrentes. A multiplicação do número de
PIX em SP sugere que os PIX já existentes podem ter errado a dose em
quanto cobrar a ponto de tornar atrativa a implantação de novos PIX,
mas é esperado sim que haja custo.

O que é "free", na verdade não free mas custeado pelo registro de
domínios, é a parte de transmissão (transceivers ópticos e/ou
equipamentos DWDM), comutação (switches), equipamentos servidores e
equipe de engenharia e operação.

Rubens