[GTER] Equipamentos que fazem MPLS

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Jun 17 11:53:30 -03 2011

On 16-06-2011 18:18, Rubens Kuhl wrote:

> Roteadores, mesmo que sejam roteadores só com portas Ethernet, e não
> switch-routers, pela ausência costumeira de H-QoS em switch-routers.
> Juniper MX-80 5G seria um que eu olharia.

Eu eu acrescentaria: use só um fornecedor.  Ou Cisco, ou Júniper.  Só
misture se for impossível evitar, rede DiffServ complica as coisas.

Vai precisar de alguém que realmente entenda de AQM e QoS para
configurar os LSR e equipamentos de enlace, *principalmente* se os
enlaces possuírem características de modulação adaptativa e portanto não
for possível a priori ter certeza da real largura de banda disponível
naquele instante (caso em que o único equipamento que consegue fazer o
QoS e AQM é o equipamento de terminação de enlace).

Como você falou em DiffServ, dependendo do que forem fazer com o
DiffServ (quantas e quais classes de serviço, etc), não tem nada de
trivial de implementar "na unha": use um modelo de roteador que
implemente isso o mais automaticamente possível (talvez precise de
software de apoio, etc).  Deixo para os que conhecem mais Cisco e
Júniper opinarem sobre qual é mais indicado, e que modelo/feature
precisa para usar.

É sempre bom dá uma lida na RFC 4594 para refrescar a memória.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.