[GTER] RES: Res: Res: Concentrador PPPoE

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Wed Jun 15 00:55:05 -03 2011

Fiz um orçamento on-site com na dell para avaliar, adcionando apenas
mais 2 Gbs de ram para equivaler com o FR9100, e mais uma placa broadcom
gigabit 4x1 o valor é de 3.123 reais, se colocar um Xeon vai para 3.389.
Dependendo do ponto de vista ambas tem seu ponto forte.
FR9100 = 6 Portas Gigabit Intel não é facil colocar isso em um 1U.
Dell R210 = no maximo 4 portas gigabits e ainda broadcom que pelo menos
no que leio tem um desempenho pessimo, Processador Xeon é bacana, mais
do que adianta processador se não tem interface de rede para usa-lo.

É no final um FR9100 com um Core 2 Duo E8200 tem tudo para satisfazer a
demanda por desempenho.

O R410 tem melhor desempenho e pode ser selecionado uma Gigabit Intel
Dual-Ports Pci-e alem de contar com um Processador Xeon 5620, talvez os
R$4890,00 on-site vale a pena, principalmente com capacidade de ser
dual-socket, para concentrador creio que dará conta tranquilo de pelo
menos 1200 sessões PPPoE, mais para roteador está limitado em interface.

Creio que quando não se tem muito recurso para investir R$30000 em
hardware dedicado ( cisco, junniper, hawei ) o melhor é partir para
commodity hardware.