[GTER] Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 13 23:33:18 -03 2011

2011/6/13 Marcelo B. <maxthetor at gmail.com>:
> Rubens, em uma tipica rede em anel,  voce acha melhor tratar a redundancia
> na L3 com IGP
> ou na L2 com EAPS ou qualquer outra coisa que nao seja STP ??

Se estamos falando de um anel metropolitano, eu usaria L2 com EAPS ou
qualquer outra coisa que não seja STP, que pode ser o protocolo da ITU
caso se queira evitar algo proprietário.

Mas mesmo assim, é preciso tomar para garantir transparência a VLANs
(ou seja, QinQ mandatório), a endereços MAC (não fazer MAC-learning em
E-LINE e fazer por árvores separadas em VPLS), e a protocolos L2 como
STP (seu cliente pode querer usar em cima da sua estrutura),
CDP/EDP/MNDP e VTP.

Rubens