[GTER] curiosidade sobre links ponto a ponto utilizando mikrotiks

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Jun 13 16:46:05 -03 2011

On Mon, 13 Jun 2011, Claudio Junior wrote:

> A - roteador mk 433 configurado como ap e enviando sinal para o ponto B
> B - roteador mk 433 com duas interfaces. Uma configurada como cliente
> recebendo sinal de A e a outra como ap enviando sinal para C
> C - roteador mk 133 sendo que esta configurado como cliente de B

acho que seria mais ortodoxo se B se comportasse como AP para os dois
lados.

> A curiosidade é que consigo taxas de transferência muito boas entre A
> e B e tambem entre B e C mas entre o ponto A e C a taxa de
> transferência fica pela metade. Não sei dizer (e não tenho
> conhecimento teórico suficiente) se isto se deve ao fato de estar
> utilizando roteamento ou se é algum problema do wireless.

veja, o pacote sai de A, precisa chegar inteiro a B para ser retransmitido
a C, enquanto isso o enlace BC está ocioso. na volta ocorre a mesma coisa.
ociosidade de 50% implica em desempenho de 50%. note que se você tiver
duas transferências simultâneas, a ociosidade será menor e o desempenho
agregado maior que a metade observada.

de acordo com as distâncias e outras mágicas do mundo sem fio, pode ser
possível ter um repetidor passivo no meio do caminho. este não tem o
overhead de armazenamento pois é totalmente transparente. ou translúcido
porque implica em uma tremenda atenuação do sinal.