[GTER] Radio - Comba Digital Microwave System

Cleiton Spindola killabc at gmail.com
Thu Jun 9 10:07:10 -03 2011

Ola

Tenho bastante experiência com rádios SIAEs e nunca me incomodei com eles,
somente o fato de um dia ter pifado uma ODU, mas o suporte deles foi pratico
e me mandou por avião uma ODU nova estou no interior do RS. Tenho meia dúzia
de enlaces SIAEs rodando a mais de ano sem dar problema.

Começamos a utilizar rádios comba, tivemos alguns problemas no começo por
ter tido uma serie que veio com defeito. Alguns tinha que atualizar o
firmware e outros até substituir componentes. Vou passar alguns relatos dele
e hoje tenho somente um problema num enlace.

O sinal dele realmente quando chega ao -68 a conexão cai. Por isso sempre
que instalamos eles tento deixar o máximo de sinal, tenho link com sinal -41
e totalmente estáveis sem parar de funcionar com chuvas pesadas e 50km de
distancia, tenho um outro enlace que esta com -50 e com uma chuva bem pesada
que já perco o sincronismo dele, esse link nao consigo melhorar por a torre
nao suportar uma antena de 1.20 que seria o correto para a distancia desse
meu enlace que é de 40km.

A gerencia dele remota é bem chata só consigo fazer através do comba nms,
aonde eu tenho que deixar uma vlan liberada na minha rede para deixar a
porta nms ligada nela, sem estar assim nao tem como acessar.

A software dele é bem simples sem frescuras, é você acertar canal, potência
da ODU, ip da porta nms e os parâmetros dos alarmes se você retirar ele da
caixa e ligar ja vai funcionar o teu link com os padrões que vem de fabrica.

A porta dele é somente gigaethernet, se voce ligar algum equipamento em
100mbits não linka a porta lan, somente giga.

Se voce tem sinal bom e pegou equipamentos que nao tenham esses problemas de
firmware funciona bem, mas não vou comprar mais COMBA. A SIAE esta com
preços bem competitivos quase iguais ao de COMBA e tenho mais confiança.

--
T+_+ Cleiton Spindola
ICQ 36741022 - MAC OS X Snow Leopard 10.6.4