[GTER] Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 6 21:30:42 -03 2011

> Muito bom saber sobre o PPP IPv6, no meu caso eu tenho vários Mikrotik com RB1000 fazendo Hotspot com DHCP.
> Minha idéia e deixar esses Mikrotik para segmentar a rede e fazer algum EoIP/VPLS e deixar 2 concentradores no Datacenter da empresa.
> Eu não quero ter uma rede toda em Bridge por isso eu queria mantar os roteadores nos pontos de roteamentos.

Voltando ao cenário de PPP, porque não deixar os vários Mikrotik
RB-1000 fazendo o papel de servidor PPPoE ao invés de transportar L2 ?
QoS quanto mais próximo da ponta, melhor, e divisão entre POPs permite
melhor escalabilidade.

EoIP é algo que usa muita CPU no Mikrotik, então se você for mesmo
fazer transporte L2, use VPLS; além disso, filtre para mandar apenas
os frame-types PPPoE (Broadcast apenas para frame-type PPPoE
Discovery, unicast para seu concentrador nos dois frame-types PPPoE, o
resto drop), o que numa rede típica corta pela metade a quantidade de
pacotes enviados ao concentrador.

Rubens