[GTER] Concentrador PPPoE

Rubens A. Mascari mascari at odara.com.br
Mon Jun 6 14:57:37 -03 2011

Olá Sergio,

A algum tempo atras tive uma boa experiência montando um concentrador
PPPoE  com linux, utilizando o RP-PPPoE + FreeRadius.

Uma dica, caso a quantidade de usuário simutâneos seja grande (qualquer
coisa acima de 500 usuários) recomendo utilizar o RP-PPPoE Kernel Module
e não opção Server. A opção server consume muito recurso de
processamento e memória para cada conexão e o servidor vai abaixo fácil
quando acima de 500 usuários.

Lembro-me que utilizamos o FreeRadius para balancear IP's para poder ter
rotas de saidas diferentes, uma solução simples e barata quando se tem
links com várias operadoras e quer distribuí-los proporcionalmente entre
os usuários.

Espero ter ajudado.

Rubens A. Mascari
Odara Internet