[GTER] Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 6 00:09:25 -03 2011

> Olá lista alguém recomenda alguma solução que tenha algum Appliance para concentrador PPPoE ?
> Atualmente eu uso Mikrotik com RB1000
> Estou vendo o pessoal falar em alguns testes com pfsense, e vi alguns projetos com Juniper.

Produtos citados nesta categoria costumam incluir:

SMS/SMER da Redback, hoje Ericsson
Servpoet da Finepoint
SG-1 da G-Connect, hoje ADC
E-Series da Juniper
Roteadores Cisco IOS (incluindo os uBR-xxxx)

Dessas alternativas, a provavelmente mais viável juntando encontrar
equipamento, ter
preço acessível e informações para configurá-lo seja um Cisco 7200
usado. Um Cisco 7200 com NPE-300 com 256MB de RAM é especificado pela
Cisco como suportando 4000 sessões simultâneas, e um usado aqui no
Brasil sai entre R$3-R$5 mil (2 interfaces 10/100).

Um processador melhor e maior disponibilidade pode aumentar isso para
8000 sessões ou mais, e interfaces mais rápidas podem permitir usar o
mesmo equipamento também para roteamento de borda.

Rubens