[GTER] OpenBGPD

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jun 5 12:41:50 -03 2011

2011/6/5 Percival Henriques de Souza <percivalhenriques at gmail.com>:
> Olá Listas,
>
> Alguém por aqui utiliza o OpenBGPD www.*openbgpd*.org/ ?

Percival,

O uso que fiz do OpenBGPD foi bem fora do uso que imagino que você
esteja considerando. No meu caso era um "benjamin" de BGP Updates o
mais transparente possível, sem escolha de best path, e por
praticidade rodei em OpenBSD que é o SO "nativo" dele.

O pessoal de pontos de troca de tráfego na Europa, quando esgotaram os
limites de escalabilidade do Quagga com o crescimento do número de
peers, passou a usar OpenBGPD ou BIRD (http://bird.network.cz), que se
saíram bem em testes que eles fizeram, vide
http://ripe60.ripe.net/presentations/Jasinska-_Ab_Using_Route_Servers.pdf

Um ponto comentado pela Elisa do AMS-IX sobre OpenBGPD, mas aplicável
a todos, foi não usar a versão do ports, e sim baixar a versão mais
recente do CVS e compilar. A versão que está no site do OpenBGPD é
antiga (4.6). Não sei agora se já melhoraram, mas na versão que eles
testaram em modo i386 só conseguiam usar 1GB de RAM, enquanto com
amd64 chegavam a 16GB de RAM.

Rubens