[GTER] Roteador para 1 Gbps

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jun 5 10:14:21 -03 2011

2011/6/5 Lourival Silva Filho <lourival.silva at gmail.com>:

> Rubens, vc poderia relatar os problemas que teve com o 3750? Temos cerca de
> 40 deles rodando VRF lite e OSPF e não tivemos nenhum problema. Não estou
> devendendo-os mas fiquei apreensivo com a possibilidade de não dormir.

Os problemas foram exclusivamente com MPLS, que não é exigido para
VRF-Lite então imagino que você não esteja usando. Com MPLS acontecem
problemas exóticos de dissociação entre a tabela de roteamento e a de
encaminhamento de labels, instabilidade em serviços com dual-label
como VPNs L2 e L3 (usando MPLS VRF, não VRF-Lite).

Num 3750 sem MPLS fazendo VRF-Lite, se você usar o perfil apropriado
no SDM (provavelmente para o seu uso seja "sdm prefer routing", mas é
bom analisar todos os casos de uso), e pensar bem sobre como dividir
em links paralelos (usar etherchannel com balanceamento por MAC,
etherchannel com balanceamento por IP ou separar em VLANs por
preferências de STP ou custos de OSPF).

Atenção em projeto e em operação ao número de rotas (que é pequeno
para aplicações Internet apesar de bom para aplicações de VPN) também
é um ponto importante do uso desse equipamento.

Rubens