[GTER] PNBL - PTTMetro

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Jun 3 11:39:17 -03 2011

On 02-06-2011 23:50, Bruno L F Cabral wrote:
> É impressão minha ou você está achando que a Telebrás vai fazer, de
> graça, a interconexão entre os PTTs? O que se deixou transparecer
> até agora é que ela vai PARTICIPAR (como a RNP participa) de todos
> os PTTs, nada mais.

Exatamente, e até onde sei, não são todos os PTTs.  São todos os PTTs
que estiverem PRÓXIMOS de PoPs da rede Telebrás.  Só não sei se vai
valer a regra para conexões via rádio (100km), ou fibra (depende do $$$
disponível).   Se ligar por fibra, poderia muito bem já ativar como PIX
se o PoP da Telebrás estiver em um local geograficamente bem localizado.

É esperar para ver.

> Agora é óbvio que poderá vender transporte até o PTT-SP (ou qualquer
>  PTT). Se vai fazer (ou quanto vai custar) ainda é uma incognita.

Se você comprar trânsito IP completo com a Telebrás, terá presença
indireta (e paga) em muitos PTTs.  Economicamente, nem sempre será
tão interessante... mas pode ser que a performance de rede para diversos
destinos nacionais seja superior à da concorrência.

Eles ainda não falaram por aqui nem em trânsito IP restrito (trânsito só
para os peers deles -- incluiria o ATM dos PTTs, que pode ser vendido
mais barato que trânsito completo, envolvendo os provedores de trânsito
upstream deles), nem em vender transporte para os PTTs.

Mas sei que transporte (não específico para PTT) é um dos serviços que
serão oferecidos por eles.  Ninguém falou em preço, apenas que será mais
barato que o trânsito IP.  E ninguém falou que vai ser um serviço "de
mercado", pode ser que esteja restrito a alguns clientes maiores que
possuem presença espalhada por todo o território nacional (alguns órgãos
governamentais específicos, por exemplo).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.