[GTER] Bloco de ip do AS4230

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Jun 2 11:31:04 -03 2011

On 01-06-2011 15:08, lyon lisboa wrote:
> Pessoal,
>
> Entrei em contato por telefone e não consegui nenhuma informação.
> Enviei um e-mail para abuse at embratel.net e me responderam:
>
> O pedido foi realizado para uma a empresa "tal" com o cnpj "x". A
> Embratel redirecionou o cpnj para o registro.br com o cnpj "x" mas a
>  empresa cadastrada no registro.br com o cnpj "x" é outra empresa.
> Ainda estou verificando quem é a empresa "tal" que esta utilizando o
>  cnpj "x". Assim que souber o que aconteceu, respondo o e-mail, até
> pra saberem se foi erro de administração e/ou alguém querendo
> [...]

Diversos anos atrás, algum criminoso achou esperto "emprestar" nosso
CNPJ e registrá-lo no registro.br.  Era um caso muito mais claro que
esse seu, pois não havia forma de ser "apenas um engano".

O processo para reaver controle do CNPJ (e de quebra, de TODOS os
recursos alocados para aquele CNPJ) foi tranquilo, e o registro.br se
mexeu BEM RÁPIDO para analisar a documentação que enviamos via portador.

Por diversos motivos (inclusive para não sobrar para o registro.br, e
por não termos encontrado indício de que os recursos já haviam sido
utilizados para alguma operação criminosa), não abrimos processo
criminal para encontrar o culpado.  Nos pareceu que os recursos (que não
envolviam ASN ou prefixos IP, apenas domínios) seriam utilizados para
SPAM ou phishing, e que por algum motivo ainda não haviam sido utilizados.

Evidentemente, registramos boletim de ocorrência e divulgamos o fato
localmente para não sermos responsabilizados por algum eventual uso
criminoso dos recursos antes da data na qual obtivemos o controle dos
mesmos.  Não sei se isso é realmente o suficiente, mas foi o que o
jurídico da empresa recomendou fazer, na época.

Sugiro que faça um boletim de ocorrência independente do que acontecer,
e que fale com seu advogado o quanto antes.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.