[GTER] VPN com Cisco RV042

Maumau maumaujf at gmail.com
Thu Jun 2 09:57:26 -03 2011

Caros,

Desculpem minha falta de conhecimento, mas gostaria de contar com o
saber de vocês. Preciso interligar uma matriz a 4 filiais, sendo que o
data center fica centralizado na matriz e até mesmo a saída para
internet de todas as filiais, por motivos de centralização da
administração de regras. Como tenho um serviço crítico que precisa ser
acessado por todas as empresas, necessito de redundância tanto na
matriz quanto nas filiais, ai entra a questão. Há algum tempo postei
algo sobre o roteador Cisco RV042 aqui na lista, mas não especifiquei
o cenário e não fiz as perguntas certas. São elas:

1 - Para fazer a VPN eu preciso apenas de um RV042 em cada ponta, ou
de um servidor de VPN também?
2 - Eu consigo configurar o RV042 da matriz para fazer a VPN com cada
um dos outros RV042 de cada filial ou apenas com 1 (um) outro RV042 e
os clientes instalados em computadores remotos? Pois, sei que a
limitação dele é de 30 clientes com o firmware antigo e 50 com ele
atualizado.
3 - Configurando ele em modo de failover, existe configuração para ele
disparar um email ou algum aviso para saber que o link secundário foi
acionado?

Agradeço a todos que puderem compartilhar seus conhecimentos.

Att,
Frankllim Bonfim