[GTER] Link Redundante sem AS

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Mon Jul 4 23:59:08 -03 2011

Se você possir a mesma quantidade de IPs na segunda operadora poderá
usar nat 1:1 sobre CARP, não tive a oportunidade até o momento mas
espero testar para ver se funciona, porém de antemão deixo claro que
sair para internet será facil independente de necessidade de interassão
com o cliente. porém para voltar no sentido internet->Cliente é que
começa os problemas.

Teria que uma das três opções:
1º - Informar o Cliente o segundo range de ip designado a ele e ele
configurar sua estrutura assim como todo o planejamento baseando na
necessidade de suportar multiplos ips.
2ª - Mais elegante do meu ponto de vista orientar ao cliente a
configurar toda a sua infra-estrutura sobre dns e não sobre endereço de
rede, adicionar dois reversos 1 para cada IP para o cliente com um ttl
muito baixo para não ser cacheado, e configurar/planejar toda a
infra-estrutura com base em DNS e não no endereço IP.

São as duas formas que sei que irá funcionar, como fazer tem, só não é
simples e em ambas, todos os analistas presentes nessa lista
desconsideram como soluções elegantes.

3º - Contratar um circuito redundante da principal operadora é a melhor
alternativa, desde que:
1 -  A operadora não esteje entre as tops da lista Caiu.
2 -  Possui capacidade de entregar um serviço de qualidade por pelo
menos 99,8% de SLA ( ainda não conheci nenhuma no Brasil ).
3 - Esteje disposto a custear, pois não ache que circuito redundânte é
barato.

Acho que essas são as opções disponiveis, alguem mais conhece alguma outra ?

Em 04/07/2011 22:33, Rubens Kuhl escreveu:

> O prazo é em geral menor do que o lead-time de um equipamento, então a
> premissa está errada...

> ... mas se você quiser colocar um plano B em marcha, LinkProof da
> RADWare é a solução mais usual.
>

> Rubens

Paulo Henrique.
Consultória em Projetos de TI.
Desenvolvedor de Software / Administrador de Sitemas.
Genuine BSD/Unix User.